Os economistas e especialistas acreditavam em uma alta de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. Outros esperavam crescimento ainda mais robusto, algo em torno de 11%. Mas não deu.

economia brasileira, de julho a setembro, teve uma alta de 7,7%. Entre os destaques positivos, estão o crescimento da indústria, de 14,8%, e do setor de serviços, de 6,3%.

Na outra ponta, o agronegócio desapontou alguns especialistas. Mesmo com a alta demanda de alimentos ao redor do mundo (e o Brasil sendo um dos principais exportadores), o setor teve queda de 0,5%.

Álvaro Frasson e Luiza Paparounis, economistas do banco BTG Pactual Digital, classificaram o resultado como “surpresa negativa”.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que esperava mais. Porém, voltou a afirmar que a economia está voltando em “V”.

Felipe Salto, economista da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado, discorda.

“É importante ter claro que o desempenho do PIB do terceiro trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior é negativo, mostrando que estamos longe de recuperar o nível pré-crise. Na verdade, isso só tende a acontecer nos idos de 2022. Não há recuperação em V”, disse.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também não gostou muito do resultado. Ao ser questionado se ele considerava a alta pequena ou insuficiente, respondeu: “tamanha é a desorganização do governo“.

Bom, nem isso tirou a animação dos mercados. Ao contrário: o Ibovespa operou em alta o dia inteiro e chegou a ultrapassar os 113 mil pontos. A bolsa, no fim desta quinta-feira, fechou com valorização de 0,27%, aos 112.178 pontos.

XP acredita que esse é só o começo. Claro, se as reformas passarem. Em entrevista ao CNN Brasil Business, Felipe Ferreira, estrategista-chefe da corretora, enxerga o Ibovespa em 125 mil pontos no fim do ano que vem.

Quem está de olho na bolsa no próximo ano é o Grupo São Salvador Alimentos, gigante do frango de Goiás e dono da marca SuperFrango. A empresa planeja abrir capital em janeiro e alcançar R$ 1,5 bilhão em sua oferta inicial de ações.

Já a Taurus, empresa brasileira de produção e comercialização de armas, vai aumentar em 50% sua capacidade produtiva a partir do ano que vem.

E, num momento em que o bitcoin sobe para níveis recordes em relação ao dólar, a S&P Dow Jones Indices anunciou que vai lançar um índice de criptomoedas em 2021.

Categorias: Uncategorized

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *