Os trabalhadores poderão simular aposentadoria com mais facilidade:

A Previdência Social colocou à disposição dos trabalhadores, em sua página da internet, o novo serviço de simulação do cálculo da aposentadoria. De acordo com a instituição, o sistema oferece uma apresentação mais didática e clara para a execução do serviço on-line.

Ao preencher todos os dados requisitados, o segurado receberá do sistema um demonstrativo com todas as informações sobre os períodos de contribuição e o detalhamento do cálculo da aposentadoria.

Nessa mesma página, o usuário receberá ainda uma mensagem afirmando de que tudo não passa de uma simulação, o que significa a não garantia do reconhecimento do direito ao benefício.

O serviço permite que os contribuintes façam a simulação, considerando o tempo de contribuição ou o valor do benefício.

Divergências
O segurado que preencher os campos referentes aos dados cadastrais poderá identificar se possui algum tipo de divergência entre os dados digitados e os dados constantes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Constará na página um aviso sobre a necessidade de regularizar as informações no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Porém, independentemente desta divergência, o sistema permitirá a conclusão da simulação.

Serviço
Para usar o serviço o segurado, deve acessar o site da Previdência Social (www.previdência.gov.br), clicar na opção Agência Eletrônica: Segurado, na página inicial, e escolher o item Calcule sua aposentadoria (simulação).

O trabalhador deve ter em mãos o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), o PIS/PASEP ou o Cici (Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual), além das datas de início e fim de cada atividade e/ou contribuição.

A simulação está apenas disponível na internet, informou a Previdência Social.

Fonte: Cenofisco